Dojo

PAGES imagens Dojo

 

Significa, literalmente, “lugar do caminho”. É um lugar de prática formal para qualquer arte marcial japonesa. É utilizado para a realização de formação, exames e outros encontros relacionados.

No I.C.P. a prática é conduzida num Dojo Tradicional pelo que é considerado e tratado como um lugar muito especial (sagrado). O seu uso obdece a alguns procedimentos de etiqueta, focando a não utilização de sapatos no seu interior e a realização de uma limpeza ritual (Soji) no início de cada sessão. Além dos benefícios óbvios de higiene regular, também serve para reforçar o facto de que o Dojoé suposto ser apoiado e gerido pelo corpo de alunos, não pelo corpo docente da escola.

Muitos Dojos tradicionais seguem o padrão prescrito com Shomen (“frente”) e várias entradas utilizadas com base na definição de aluno e instrutor. Normalmente os alunos entram no canto inferior esquerdo do Dojo (em referência ao Shomen) com instrutores no canto superior direito. Shomen normalmente contém kamidana (pequeno altar Xintoista) e outros artefactos.

Os visitantes também têm tipicamente um lugar especial reservado, dependendo de sua graduação e relação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *