Iaido

PAGES imagens_iaido2


O que é o Iaido

A palavra Iaido é composta por de três kanji, sendo o primeiro “I” (Iru) significa quietude ou sentido de ser, o próximo é “Ai” que significa combinar ou harmonizar e “Do”, ou caminho. Assim, pode ser traduzido como “o caminho para a harmonia do ser”. Da queitude para a acção, sem hesitação, com foco, objetivo, precisão e uma sensação de estar no momento.

A prática do Iaido é feita numa prespectiva de auto-desenvolvimento e não como uma arte de defesa pessoal. O adversário é o nosso eu. A prática de se mover com intencionalidade, foco e precisão, ajuda na vida quotidiana. Iaido é, portanto, uma óptima maneira de exercitar a mente, corpo e espírito.

Num amplo sentido é visto como a via do duelo harmonioso: através de uma prática incessante à procura da harmonia com o universo.

Nele se focaliza…

…o ataque e a defesa em termos como a distância, o centro do golpe e o empunhar da espada. Em unidade com os mesmos deve seguir o espirito de intercepção do ataque do adversário, de forma harmoniosa, e a sua consequente derrota psicológica…

…na sua prática encontram-se…
…o desembainhar, o cortar, o perfurar e o defender, com a espada japonesa, numa grande diversidade de situações, contra um ou mais oponentes.

Um pouco de história

Desde tempos mitológicos que o Iai é considerado como a grande arte da espada do Japão. Esta atribuição ocorre na senda da forja das espadas que foi o centro do historial das artes marciais deste país.

A tradição do Iai tem passado de geração em geração atribuindo-se a sua maior evolução pelas mãos de Hayashizaki Jinsuke Shigenobu à 400 anos atrás. Nascido na velha provincia de Oshu, Shigenobu prestou oração no templo de Hayashizaki Myôjin na Tateoka-Chô, Perfeitura de Yamagata, e por revelação divina acordou para uma realidade diferente acerca da verdadeira natureza do Iai.

No seguimento Shigenobu sistematizou o Iai numa arte marcial independente, a que chamou de Hayashizaki Ryu, ou Shigenobu Ryu. Desde a sua morte Shigenobu é visto por muitos como o fundador e génio creativo do Iai.

Apartir desse período floresceram no Japão muitas escolas tradicionais de Iai de estilos diferentes das quais apenas cerca de 25 se mantiveram até aos dias de hoje.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *